• Eduardo Bartkevihi

Projeto Macumbaria lança o seu primeiro clipe

Atualizado: Abr 20

Cantora Juliana D Passos homenageou Xangô, seu pai espiritual


Nesta quinta-feira (14), o Canal Macumbaria (@canalmacumbaria) inicia uma série de lançamentos que serão realizados nas plataformas digitais. Ao todo, cinco videoclipes terão como objetivo fortalecer a cultura afrorreligiosa, exaltando a energia e a força ancestral através da representação dos orixás. O primeiro lançamento, “Ele Avisou”, é dedicado a Xangô, pai espiritual da cantora Juliana D Passos (@ajulianadpassos), integrante do projeto há seis anos e uma importante figura no âmbito da religiosidade.


De acordo com a artista, essa é uma oportunidade de realizar a sua missão, designada pela espiritualidade. Significa exaltar a cultura da negritude e o empoderamento do feminismo negro. “A importância é levar ao público, de forma lúdica, a mensagem da espiritualidade, independentemente da religião, visando promover o combate à intolerância religiosa e a naturalização das religiões de matrizes africanas no Brasil”, completa.


Devido à pandemia, o espetáculo não pôde contar com a presença de bailarinos, músicos e cenas externas. Para ser realizado, o atual projeto precisou passar por reformulações, visando uma estética mais intimista. A assessora de imprensa Letícia de Assis afirma ter sido uma experiência inusitada: “Principalmente porque vem do público parte da energia que alimenta todo o conceito do espetáculo. Por outro lado, concentrar as energias em algo que teria a força de ganhar o mundo por meio digital, mesmo de forma mais introspectiva, foi bastante interessante”.


A realização foi possível por conta de recursos emergenciais disponibilizados a partir da Lei Adir Blanc, obtidos via Prefeitura Municipal de São José, em Santa Catarina. A medida garantiu uma renda para fomentar as atividades culturais.


“Nesses tempos, onde os produtores culturais e musicais acabam ficando sem recursos e sem muitas opções de mercado quando iniciantes, o apoio via projetos é de extrema importância. Inclusive, adiantou e viabilizou um dos nossos grandes sonhos, a produção das músicas e dos videoclipes que vamos apresentar no canal até o final do ano”, completa a assessora.


Assista ao clipe:


23 visualizações0 comentário